Welcome Guest [Log In] [Register]
Esperamos que gostes da visita à Caserna =)

No momento estás a entrar neste fórum como visitante. Para disfrutares de tudo o que o fórum tem para oferecer, sugerimos que te registes - é totalmente grátis e sem compromissos!

Regista-te agora!

Se já fores um membro, por favor faz o log in!

Username:   Password:
Add Reply
Xutos & Pontapés; 20 anos do Circo de Feras
Topic Started: Dec 9 2007, 08:59 PM (2,330 Views)
Becky Smyt
Member Avatar


Posted Image

Apresentados como Xutos & Pontapés, dão o primeiro concerto a 13 de Janeiro de 1979, para comemorar “25 anos de Rock n´ Roll” na sala dos Alunos de Apolo. Vinte cinco anos depois, esgotam pavilhões e são uma referência nacional. O nome Xutos é hoje sinónimo de rock em Portugal.

A história dos Xutos é feita à base de relações humanas entre amigos que acreditaram ser possível ter uma banda de rock no fim dos anos 70. A formação que apresentam hoje vem desde 1984, com Zé Pedro e João Cabeleira nas guitarras, Kalú na bateria, Tim no baixo e na voz, e Gui no saxofone.

Inicialmente conotados com a marginalidade por não se deixarem levar na corrente do conformismo, conseguem gravar os primeiros discos mas vêem algumas das suas músicas na lista das “aconselhadas a não passar na rádio”. Não se preocupam: o seu objectivo, já na altura, é tocar ao vivo. Aos poucos vão sendo convidados a participar em programas de televisão e a dar entrevistas. Em 87, com o lançamento de “Circo de Feras” atingem o grande público. No ano seguinte gravam um LP triplo “Ao Vivo” em dois concertos que ficaram míticos no Pavilhão d’Os Belenenses.

“Apontados” como demasiado comerciais, tocam em diversos países e vão ao Brasil gravar um novo disco. No regresso a recepção não foi a esperada. Gui decide sair da banda e com um grande desgaste pessoal de três anos de convivência diária, “tournées” e quatro discos, os Xutos simplesmente acabam. Até que, seis meses depois, retomam os ensaios, voltam à estrada e preparam um novo disco.

Com uma série de concertos internacionais e novamente na estrada, são convidados a tocar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a fazer um concerto acústico na Antena 3 a convite de Henrique Amaro. Em 1997 gravam um novo disco de originais, “Dados Viciados”, que promovem com uma digressão que termina em dois emblemáticos concertos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Desde aí, os projectos sucedem-se.

São convidados a participar na banda sonora dos filmes “Tentação” e, mais recentemente, “Inferno”. O álbum gravado ao vivo no Rock Rendez-Vous, em 86, vê finalmente a luz do dia em 2000. Num registo que alguns consideram “menos Xutos”, por não conter a irreverência notória dos discos anteriores, editam um novo álbum de originais a que dão o nome de “XIII” e aproveitam os concertos desse ano para um novo disco ao vivo. No final de 2001 são convidados a tocar mais uma vez num registo acústico no Teatro Villaret e dos sete concertos em duas semanas, sempre com sala cheia, resulta mais um disco ao vivo, promovido numa série de concertos acústicos em todo o país.

Em 2004 os Xutos foram condecorados pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito no grau de Comendadores, Gui volta a fazer parte oficial do grupo e fazem-se à estrada para comemorar os 25 anos. Incluindo no alinhamento músicas que fazem percorrer toda a história do grupo desde “Sémen”, “Mãe” e “Avé Maria” passando pelo incontornavel “Homem do Leme” ou “Circo de Feras” até temas do novo álbum “Mundo ao Contrário” e acabando na inevitável “Casinha”, cada concerto é sinónimo de grande festa partilhada com o público.

As comemorações começaram logo no início de 2004, numa festa com os fãs no Porto. Os espectáculos arrastaram-se durante todo o ano e viajaram do Algarve a Trás-os-Montes, sem esquecer Açores e Madeira, passando pelo Rock in Rio. A “tour 25 anos” culminou com os concertos no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Agora, já em 2007, os Xutos & Pontapés celebram os vinte anos da edição de um dos discos mais importantes da história do rock português: "Circo de Feras". E como é de um circo que se trata, os Xutos também decidiram trazer para a arena do Campo Pequeno grandes números de Novo Circo.


Posted Image


Que toda a gente em Portugal os conhece já todos sabemos. Mas e vocês? Gostam, não gostam, adoram, odeiam? O que têm a dizer sobre esta banda que tanto tem marcado Portugal?
Posted Image

I once knew a girl who would just stand there and stare.
At anyone or anything, she seemed not to care.
She'd stare at the ground, she'd stare at the sky.
She'd stare at you for hours, and you'd never know why.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Scarlet
Member Avatar


Não gosto da voz do Tim..

Não gosto propriamente da banda, mas não desgosto de todo de algumas músicas.
No entanto não é algo que me fascine... Há por aí melhores bandas portuguesas
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
blue
Member Avatar
Velha Guarda
[ *  *  *  *  *  *  *  *  * ]
Não são a minha banda preferida, nem de perto.

Mas gosto muito das músicas. Apesar de, realmente, a voz do Tim não ser nada de especial acho que combina muito bem com o tom a música (ou então é de estar habituada :D) e quando ouço as músicas deles gosto muito. Mas não compro cd.
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Becky Smyt
Member Avatar


Abri este tópico quando voltei do concerto no Campo Pequeno. Os Xutos já tinham dado um dos melhores concertos entre os que vi até hoje, no Rock in Rio de 2006. Agora superaram-se. Para além da produção ser excelente, com direito a malabaristas e uma data de malta do circo, trampolim, coro, 6 ecrãs e uma passadeira avançada do palco, a aderência do publico (uma das melhores coisas no concerto dos Xutos) foi óptima. Estávamos mesmo à frente, onde toda a gente sabia todas as letras. E embora eles não tenham cantado das minhas musicas preferidas (Dia de S.Receber, Chuva Dissolvente e Teimosia) cantaram a maioria dos clássicos da melhor maneira, com direito à versão acústica do Homem do leme (momento em que todos os elementos da banda vieram para a parte avançada do palco e se sentaram a tocar, acompanhados por todo o Campo Pequeno, de maneira muito acolhedora). Depois aquela introdução do Circo de Feras, aqueles primeiros toques na bateria que até dão arrepios. A finalizar, a Casinha, que tal como no Rock in Rio, foi um momento mágico. Quando cheguei a casa revi os vídeos que fiz na altura e é algo de extraordinário ver o parque da Bela Vista em toda a sua extensão, a saltar e a cantar. Desta vez não foi diferente.
E por fim, a boa disposição em Palco e aquela postura de humildade, de "não sabemos como chegámos aqui, mas isto é giro", tornam o concerto ainda mais familiar e especial. E o Zé Pedro até nos mandou um beijinho x)

Enfim, em tantos concertos que já vi dos Xutos, nunca tinha ouvido o Homem do leme acústico. E foi Tão bonito. =')
Xutos ao Vivo é do melhor que pode haver.
Posted Image

I once knew a girl who would just stand there and stare.
At anyone or anything, she seemed not to care.
She'd stare at the ground, she'd stare at the sky.
She'd stare at you for hours, and you'd never know why.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Scarlet
Member Avatar


Quando eles foram à queima este ano odiei...
Cantaram temas que só mesmo os fãs conheciam, não puxaram muito pelo público.. enfim, as pessoas começaram a ir para as tendas logo no inicio do concerto..

Na latada voltei a vê-los, melhoraram alguma coisita, mas continuaram muito fraquitos...
Mas eu sou suspeita para falar porque não gosto mesmo da banda em si x)
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Deirdre
Member Avatar
Dactilógrafo Profissional
[ *  *  *  *  *  *  *  * ]

Adoro ver os Xutos ao vivo. Mesmo. Acho que eles conseguem sempre puxar pelo publico, pelo menos das vezes que eu assisti. Contudo, este ano, supostamente, iam actuar na semana académica de Lisboa, bem.. foi horrível. Só lá estava o Tim, e cantou 3 musicas, duas das quais ninguém conhecia (pelo menos que eu tenha notado, pela aderencia do publico... o "Voar" e a "Fim-de-Semana" ) e a 'Maria', musica à qual nunca achei especial piada, a par com os 'Contentores'. :|

Mas fora isso, gosto muito, nunca hei de perder uma oportunidade de os ver. ( Acho que o ponto alto da minha pré-adolescencia foi ter entrado num desses backstages das terriolas à socapa para estar ao pé do Zé Pedro e do Tim x'D ). E já houve uma altura em que a minha playlist era apenas a discografia completa.

Para quem não conhece ou gosta muito, aconselho o "Negras como a noite", "Para Sempre" "Manha Submersa" (talvez quem tenha idade se lembre desta dos Riscos xD) “Fim-de-Semana”, “Teimosia”, “Chuva Dissolvente”, “Homem do Leme”, “Conta-me histórias”, e mais.


Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
DealsFor.me - The best sales, coupons, and discounts for you
« Previous Topic · Música · Next Topic »
Add Reply