Welcome Guest [Log In] [Register]
Esperamos que gostes da visita à Caserna =)

No momento estás a entrar neste fórum como visitante. Para disfrutares de tudo o que o fórum tem para oferecer, sugerimos que te registes - é totalmente grátis e sem compromissos!

Regista-te agora!

Se já fores um membro, por favor faz o log in!

Username:   Password:
Add Reply
Composições/Temas; Feitos por nós de preferencia
Topic Started: May 22 2006, 11:22 PM (8,501 Views)
Scarlet
Member Avatar


Fica aqui um tópico para postyarmos composições ou temas que tenhamos feito e que nos apteça partilhar :P

Hoje fui invadida de um espirito inspirativo e saiu este tema sobre "A Mensagem", de Fernando Pessoa :mrgreen: :

  • O conjunto de poemas na obra “A Mensagem”, de Fernando Pessoa, traz com ele um desejo, mais que um desejo, uma ambição: a ambição do Quinto Império. A obra vem enaltecer e relembrar o povo português, enaltecê-lo pelos feitos passados, por termos tido “febre de Além”, e relembrá-lo dos “beijos merecidos da verdade”.
    “Cumpriu-se o mar”, mas “o império se desfez”, pois era um império material, assente em gananciosas ânsias de ouro, de minérios preciosos, de poder material. Mas não podemos estagnar a nossa loucura, pois “ser insatisfeito é ser homem”. Precisamos de, mais uma vez, partir nas “naus da iniciação”, naus feitas de sonho, de vontade, de loucura mesmo, e ir “desvendando a espuma”. “Triste de quem vive em casa, contente com o seu lar”.
    “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, basta a vontade de Deus conjugada à nossa ambição febril para partirmos da “orla branca” “de ilha em continente”. Mas não só Deus quer de nós um avanço, também a “Europa jaz fitando”, esperando que tornemos a ser o futuro do passado.
    Precisamos de acreditar para conseguirmos uma vez mais superar a Taprobana, para construir não um império material, mas um império cultural e espiritual, que perdure. E Fernando Pessoa quer que acreditemos num mito, porque “o mito é o nada que é tudo”, quer que acreditemos em D. Sebastião, que tomemos a sua loucura. Foi louco porque “quis grandeza / qual a Sorte não dá”, porque arriscou no mar, sem certezas. Mas nós, portugueses, tínhamos o gládio de Deus na mão de D. Fernando, partindo assim sem medo para a linha fria do horizonte.
    Impulso já o temos, vontade também, e como meio de chegar “até ao fim do mundo” temos o mar. O mar que tantos perigos nos trouxe, o mar das tempestades violentas, o mar acre e cruel que se rendeu ao grande povo que é o português.
    E foi assim que cruzámos o mar salgado, formado de lágrimas de Portugal, e desvendámos o “mar anterior a nós”, “a noite e a cerração”, dando origem ao amanhecer, ao clarear dos medos. “Valeu a pena? Tudo vale a pena / se a alma não é pequena”.
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
ShiningSirio
Member Avatar


Bem, tu ontem estavas mesmo inspirada. :D

Gosto da ideia, mas não devo participar muito porque não fui feita para a escrita. :mrgreen: Escrevo tantos relatórios por semana que já não consigo escrever algo fora do conceito científico. :lol:
Mas pode ser que encontre por aí algumas composições de quando era mais pequenita. :D

Gostei da tua. :D Pacaso A Mensagem foi o que eu menos gostei do FP. Gostei muito mais dos heterónimos e do ortónimo.
Mas bem, só acho que não devias ter feito tantas citações (principalmente nas expressões pequeninas). ISto apenas porque depois elas não têm tanto impacto. Eu também sou adepta de fazer citações a meio dos textos, porque acho que fica bem e mostra conhecimento e tal :mrgreen:, mas muitas muitas acho que tira um bocado a magia à coisa. Principalmente a última frase, que está muitíssimo bem empregue, mas que já não tem tanto impacto como poderia ter!
Mas fora isso :yey:.
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Scarlet
Member Avatar


Sabes que fui ensinada por uma professora que sabe de cor a maioria dos poemas e pedaços de obras...
E sempre me disse para fazer isto de meter citações em tudo x)
Aliás, uma vez fez um texto sem palavras dela, apenas com citações e ficou lindo :mrgreen:

E pronto, eu habituei-me, e até já sei muitas citações de cor e já é um hábito mete-las pelo texto :P
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
ShiningSirio
Member Avatar


Até podes encontrar um corrector no exame que goste disso, sabes. :D É sempre bom meter uma ou outra... se apanhares um corrector fixe ele dá-te logo nota máxima na argumentação por saberes uma data de poemas. :mrgreen:
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Alhos Moles
Member Avatar


:palmas: :palmas: :palmas:

Tá fantástico! Eu acho que as citações dão um ar de puzzle à composição x). Às vezes não gosto muito, mas apesar disso está excelente!

Quando eu tiver a estudar para o exame venho ver isto, porque com certeza que me irá ajudar :D! Até pode ser que decore algumas citações, já que eles valorizam bastante.
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Bubbles
Member Avatar
Velha Guarda
[ *  *  *  *  *  *  *  *  * ]
Ah Scar, aquele jeitinho... ^_^ Está muito bom :D
Eu também adoro meter citações... Dá sempre aquele ar mais culto: "Tal como fulano tal disse... blá, blá, blá". xD

Os meus textos aqui? Nop, são poucos e tenho vergonha :D
Posted Image

'...la vie lui paraît alors si simple et si limpide qu'un élan d'amour...'
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
wilwarin
Member Avatar
Dactilógrafo Profissional
[ *  *  *  *  *  *  *  * ]
ah e tal, não tenho tempo para ler o que deixaram acima e tal ( :mrgreen: ), portanto vou só deixar um pequeno texto que fiz mais ou menos por esta altura do ano lectivo, no ano passado (e foi ao jornal da escola, por ele podem ver a qualidade do mesmo :roll: ). enfim, isto é mais para me dar coragem para o que vem do que para outra coisa. x|

Preguiça e Derivados (o título tem tudo a ver comigo)

Ahem, por onde começarei? Supostamente, o tema que queria escrever seria sobre a preguiça e derivados! Mas é difícil… Tenho de a combater e escrever isto… Uff, há mesmo aqueles momentos em que não nos apetece fazer nada e passar horas a fio contando as rugas da parede, ou dar outra volta na cama e começar a ressonar para o outro lado, em vez de fazer algo útil. Bem, e porque estou a falar nisto? Pois, o terceiro período começou, e já não foi propriamente há pouco tempo. O que é que foi, não ouviram? Ah, pois foi, proferi o improferível! Chamem-me bruxa, acusem-me de pactuar com aquelas criaturas que nos torturam numa média de 1710 minutos por semana, queimem-me na fogueira, façam o que quiserem. Mas a verdade está aí, por muita dificuldade que também tenha em a aceitar. Estamos na recta final e o que nos resta é a lei do mais forte como cruel consolo. Temos de vencer a vontade de não fazer nada… vontade que parece ser inversamente proporcional à pilha de trabalhos e de matéria a estudar. É cruel, mas o Secundário é como a selva, só sobrevivem os mais fortes e os mais resistentes. É uma luta desenfreada para manter médias, subi-las, ou simplesmente para não descer muito. E para que é que lutamos? Para um futuro melhor. Para podermos um dia dizer com orgulho aos nossos filhos que somos aquilo que somos graças a muito trabalho. Pareço uma velha a falar, mas é assim que penso. Agora a prática… bem, tento fazer o meu melhor na medida que também me dedico um pouco à preguiça. As duas coisas são importantes, de qualquer maneira. E só vos posso pedir que façam o melhor que puderem para apreciarem em pleno uns bons momentos de preguiça.
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Alhos Moles
Member Avatar


Tá muito bem captado Vil :palmas:! E aplica-se a todos nós (ou quase...)! Congrats!
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
ShiningSirio
Member Avatar


Muito inspirado, will. :D E muito realista também... espero que tenhas aberto os olhos de muitos jovens com esse texto! :D
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Scarlet
Member Avatar


Bem, esse texto bateu-me forte. Porque eu já desde o fim do 2º periodo que estou de férias... Não consigo evitar este sentimento de não ter nada para fazer, de encarar tudo "ah, tenho tempo, faço amanhã", parece-m,e mesmo que não tenho de estudar nada, n tenho testes, n tenho exames...
Entrei em modo de férias e não sei sair... :huh:

No entanto lá vou combatendo a preguiça umas vezes mais que outras :P
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Becky Smyt
Member Avatar


Miuda, nao me odeies :D

Portanto, posto aqui a coisinha mais fofa que eu ja li ^_^ Não é da minha autoria, nao, eu nao escrevo coisinhas fofas. É ali da Bubbles, que tem vergonha de postar os textos dela. Portanto eu resolvi ir contra a vontade dela:

...Querido Príncipe Encantado:
Nem sei bem porque resolvi escrever-te esta carta, mas algo dentro de mim pediu para dizer-te algumas palavras, por muito que não saiba do teu paradeiro e seja difícil fazer esta missiva chegar às tuas mãos. Mas quando o coração manda, há que respeitar.
Sei que algumas pessoas pensam que não existes, que és apenas uma invenção de filmes e livros, personagem de contos de fadas, presença das revistas cor-de-rosa. Também sei que outras passam a vida inteira à tua espera sem, no entanto, tu apareceres. Será que isto varia de pessoa para pessoa? Será que algumas estão destinadas a encontrarem-te e outras não? Reflecti muito sobre este assunto, fiz estas e outras perguntas a muitas raparigas e cheguei às minhas próprias conclusões.
Um Príncipe Encantado não é um ser perfeito que combate dragões para salvar a sua amada (até porque os dragões não existem e nós agora preferimos homens a cheirar a Hugo Boss). Um Príncipe Encantado é um verdadeiro Homem, daqueles com 'H' maiúsculo, daqueles que nos fazem sentir verdadeiramente completas.
Não sei como és. Não sei se terás olhos claros ou escuros, o cabelo mais curto ou comprido, lábios mais grossos ou finos. Não sei como te vestes, a música que ouves, os filmes que vês, os países que já visitaste ou queres visitar. Apenas posso imaginar o que fazes quando tens algum tempo livre (o mesmo que toda a gente da nossa idade, suponho). Será que acreditas em Deus? No destino? Ou achas que são apenas coincidências? Quais serão os teus sonhos? Os teus desejos mais secretos? Será que já nos conhecemos, ou a vida ainda não cruzou os nossos caminhos? Também sonhas comigo, mesmo não sabendo o meu rosto? Ou achas que não estamos destinados a ninguém?
São demasiadas perguntas... E talvez tu nem existas! És uma ilusão da minha mente ou uma pessoa real?
Após ter pensado muito sobre isto, eu cheguei à conclusão de que tu talvez existas, mas não da forma que nos fizeram acreditar. Não acredito que apareças montado num cavalo branco e muito menos que sejas perfeito (as pessoas perfeitas não existem, não é?). Mas ainda acredito que, mesmo com defeitos, falhas e fraquezas, tu possas ser especial para mim. Ainda acredito que possas fazer-me sentir especial. As minhas expectativas não são muito altas... Eu espero um Homem, não um Deus. E os Príncipes são apenas homens...
Onde quer que estejas, Príncipe Encantado, espero que leias isto. E espero que não me idealizes demasiado, eu sou tudo menos perfeita. Mas, mais que tudo, espero que me encontres...


Posted Image

I once knew a girl who would just stand there and stare.
At anyone or anything, she seemed not to care.
She'd stare at the ground, she'd stare at the sky.
She'd stare at you for hours, and you'd never know why.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Bubbles
Member Avatar
Velha Guarda
[ *  *  *  *  *  *  *  *  * ]
Sim, odeio-te :crying:
Agora as pessoas conhecem o meu lado vulnerável e romântico... :huh:

edit: achaste mesmo fofo? :wub: (Agora que já passou o ódio... :roll: )

Mensagem da Moderadora Desastrada: Ah, e tal, isto de ser moderador é dificil. Confundi o botao do quote com o do edit :roll: Mas pronto, juntas recuperamos o teu post =')
Posted Image

'...la vie lui paraît alors si simple et si limpide qu'un élan d'amour...'
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Becky Smyt
Member Avatar


E ja agora, by me. Não está nem de perto nem de longe tão bom como as vossas coisas, até porque raramente escrevo coisas pequenas. Esta era o inicio de uma fic, escrita durante a aula de Filosofia (sem relaçao, podem ler ;))
So:

Bolas de Sabão. Tão brilhantes, reflectindo todas as cores do mundo. Tão alegres, a flutuar pelo ar. E tão frágeis…A partir do momento em que vemos uma bolha de sabão no ar, sabemos que rebentará. Uma bola de sabão que se formou como as típicas bolas de sabão, surge apenas para embelezar a nossa vida por alguns segundos e depois rebentar, sem deixar quaisquer vestígios do que foi. São assim, passageiras. Efémeras. Nenhuma bolha de sabão fica entre nós por muito tempo. Têm o seu destino marcado a partir do momento em que surgem. E mesmo tão passageiras, podem ser eternas, se realmente repararmos nelas. Se virmos uma bola de sabão em todos os seus aspectos, não como apenas mais uma bola de sabão, mas como a mais bela de todas as bolas de sabão, vamos guarda-la para sempre na nossa memória. Basta olhá-la por mais alguns segundos, reservar algum tempo para a eternizar. As cores, a forma, o brilho. Se realmente a amarmos nesses seus encantos, nunca estaremos à espera quando rebentar. Pensaremos que pode durar para sempre, porque não conseguimos pensar no mundo sem aquela bola, tão bela, que nós tornamos diferente de todas as outras. E apesar disso, ela vai rebentar, como qualquer bola de sabão, porque é isso que ela é. Tal como uma rosa, que sempre murcha. Por mais que tentemos mudá-la e obriga-la a ficar junto de nós. No fundo, mesmo parecendo aos nossos olhos tão diferente das outras, a nossa bola de sabão é apenas uma bola de sabão, que apenas nos parece diferente porque aprendemos a amá-la.
Posted Image

I once knew a girl who would just stand there and stare.
At anyone or anything, she seemed not to care.
She'd stare at the ground, she'd stare at the sky.
She'd stare at you for hours, and you'd never know why.
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
ShiningSirio
Member Avatar


@Bubbles: Muito fofo. ^_^ Tu e a Becky são as românticas do fórum, não há dúvida. :D Muito giro, esse texto. ^_^

@Becky: Fiquei com curiosidade para saber como seria o resto dessa fic. :D O início está muito bem pensado, com óptimas comparações. ^^

Bah, incrível, são todos uns artistas aqui no fórum! x)
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
Scarlet
Member Avatar


Lindo, Bubbles :D

No entando, permite-me discordar de ti, acho que nós escolhemos o nosso principe encantado. Um dia é um, no outro dia já pode mudar de estatuto.
A minha filosofia é "o amor é eterno enquanto dura"
:mrgreen:

Também gostei da bola de sabão :P
De vez em quando também inicio umas fics, umas histórias, mas nunca as acabo x)
Quando me dá vontade sou capaz de escrever 5 páginas seguidas cheias de frases sentidas, mas depois passa-me e vou olhando para elas de vez em quando :P

Talvez poste aqui uma fófita ^^
Musas de Direito abalando o quarteirão!

"I won't think about that now... I'll think about that tomorrow." Scarlett
Posted Image
Offline Profile Quote Post Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
Go to Next Page
« Previous Topic · Cantinho do Criador · Next Topic »
Add Reply